LITURGIA DIÁRIA - Domingo, 15 de Fevereiro de 2015.

 

1ª Leitura - Lv 13,1-2.44-46 
O Senhor falou a Moisés e Aarão, dizendo:2'Quando alguém tiver na pele do seu corpoalguma inflamação, erupção ou mancha branca,com aparência do mal da lepra,será levado ao sacerdote Aarão,ou a um dos seus filhos sacerdotes.44Se o homem estiver leproso é impuro,e como tal o sacerdote o deve declarar.45O homem atingido por este malandará com as vestes rasgadas,os cabelos em desordem e a barba coberta, gritando:'Impuro! Impuro!'46Durante todo o tempo em que estiver leprososerá impuro;e, sendo impuro,deve ficar isolado e morar fora do acampamento'.Palavra do Senhor.


Responsório (Sl 31)

— Sois, Senhor, para mim, alegria e refúgio.
— Sois, Senhor, para mim, alegria e refúgio.

— Feliz o homem que foi perdoado/ e cuja falta já foi encoberta!/ Feliz o homem a quem o Senhor/ não olha mais como sendo culpado,/ e em cuja alma não há falsidade!
— Eu confessei, afinal, meu pecado,/ e minha falta vos fiz conhecer./ Disse: “Eu irei confessar meu pecado!”/ E perdoastes, Senhor, minha falta.
— Regozijai-vos, ó justos, em Deus,/ e no Senhor exultai de alegria!/ Corações retos, cantai jubilosos!

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 10,31-11,1

Irmãos:10,31Quer comais, quer bebais,quer façais qualquer outra coisa,fazei tudo para a glória de Deus.32Não escandalizeis ninguém, nem judeus, nem gregos,nem a igreja de Deus.33Fazei como eu,que procuro agradar a todos, em tudo,não buscando o que é vantajoso para mim mesmo,mas o que é vantajoso para todos,a fim de que sejam salvos.11,1 Sede meus imitadores,como também eu o sou de Cristo.Palavra do Senhor.


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 1,40-45

Naquele tempo:
40Um leproso chegou perto de Jesus,
e de joelhos pediu:
'Se queres tens o poder de curar-me'.
41Jesus, cheio de compaixão,
estendeu a mão, tocou nele, e disse:
'Eu quero: fica curado!'
42No mesmo instante a lepra desapareceu
e ele ficou curado.
43Então Jesus o mandou logo embora,
44falando com firmeza:
'Não contes nada disso a ninguém!
Vai, mostra-te ao sacerdote
e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou,
como prova para eles!'
45Ele foi e começou a contar
e a divulgar muito o fato.
Por isso Jesus não podia mais
entrar publicamente numa cidade:
ficava fora, em lugares desertos.
E de toda parte vinham procurá-lo.
Palavra da Salvação.

Comentários